O melhor é focar o estudo na revisão das coisas mais importantes. "Como falta pouco tempo, é melhor focar o conteúdo geral, não em coisas muito específicas. Tentar aprender algo novo a essa altura pode aumentar o nervosismo e a pressão".
"O Enem tem muito textos nos enunciados, as principais informações e até mesmo as respostas estão ali. É importante treinar lendo revistais, jornais e livros".
Confira os conteúdos mais importantes e que merecem atenção especial para a prova:
Conteúdo | Fique de olho |
Ciências da Natureza e Matemática |
Matemática - Revise funções, regra de 3 (simples e composta), geometria (plana e espacial) e interpretação de gráficos e tabelas. - Em gráficos, é importante reconhecer quando é de uma função de segundo grau, exponencial ou logarítmica. Física - Repasse o conteúdo de cinemática (velocidade, aceleração) e calorimetria (escalas, capacidade térmica) Química Biologia - De Ecologia, revise cadeias alimentares, ecossistemas, troca de energia, reciclagem e efeitos do homem na natureza. - Na parte de fisiologia humana, revise os processos de respiração, nutrição, digestão e obtenção de energia. - Questões atuais sobre meio ambiente e aquecimento global também devem cair, assim como temas de evolução e seleção natural.
|
Ciências Humanas, Linguagens e Redação |
Ciências Humanas e Linguagens - As questões são tiradas do dia a dia e, na maioria, são interpretativas. Ler bastante ajuda a estar por dentro dos principais fatos do Brasil e do mundo. - Em gramática, não se pede nada muito específico. A questão da variação linguística (normal culta e coloquial) é a mais importante. Redação - É importante ler jornais e revistas para se manter atualizado. Crise financeira e corrupção no governo Dilma podem ser temas. Além disso, a prova sempre pede para que o aluno reflita sobre o "problema" apresentado e propunha soluções.
|