14 de out. de 2009

"Prazo para pedir mudança no local do ENEM termina hoje"

Alunos devem receber novamente, por correio ou celular, comprovante da inscrição com o local de prova

Mariana Mandelli - O Estado de S. Paulo

SÃO PAULO - O prazo para solicitar mudança de cidade para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acaba à meia-noite desta quarta-feira, 14. Para efetuar o pedido, o interessado deve acessar o site do sistema de acompanhamento de inscrições do Enem 2009, que permite a redefinição do município em que se deseja fazer a prova. Sabáticos ou portadores de necessidades especiais que não declararam suas condições quando se inscreveram têm o mesmo prazo para inserir a informação.


Veja também:

especial Leia tudo que foi publicado sobre o Enem

especial ESPECIAL: Fraude no Enem muda calendário de faculdades


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) afirmou que o sistema foi aprimorado e o candidato precisa confirmar a cidade escolhida para validar a alteração. Segundo o instituto, os participantes devem receber novamente, por correio ou celular (via torpedo), um comprovante da inscrição com o local de prova.

O Enem seria realizado em 3 e 4 de outubro, mas foi cancelado no dia 1º após o Estado ter denunciado ao Ministério da Educação (MEC) o vazamento da prova. Agora, o exame será realizado em 5 e 6 de dezembro em todo o País.

Com a mudança de data, algumas universidades desistiram de usar o exame para compor a nota do vestibular. É o caso da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Outras instituições redefiniram as datas de seus exames para que não haja coincidência com o Enem.

6 de out. de 2009

Nova data do ENEM coincide com vestibulares de públicas e particulares


Retirado de Globo.com em 06/10/09 às 19h54

A nova data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicado nos dias 5 e 6 de dezembro, coincide com diversos vestibulares de instituições públicas e privadas do país. A confirmação da data foi feita nesta terça-feira (6) pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. A prova foi adiada na quinta (1º) após vazamento do exame.

Entre os processos seletivos afetados estão o da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Fundação Getulio Vargas (FGV). O ministro afirmou que já contatou os reitores das universidades em questão.

A segunda fase da Uerj está marcada para o dia 6 de dezembro. Em nota divulgada no site, a Uerj afirma que, “caso o MEC confirme a realização da prova do Enem nos dias 5 e 6 de dezembro, a Uerj apresentará nova data para a sua segunda fase – Exame Discursivo, sem prejuízo para os candidatos inscritos".

No caso da UnB, as datas coincidem com as provas do processo seletivo de avaliação seriada. A primeira etapa do Subprograma 2009 está prevista para o dia 5 de dezembro e a segunda e a terceira etapas, para o dia 6 de dezembro.

As provas de habilidades específicas da Unesp também estavam marcadas para o dia 6 de dezembro. A instituição estuda agora um novo calendário.

No vestibular da UFJF, a primeira etapa também estava programada para o dia 6 de dezembro.

Na Universidade Federal de Sergipe (UFS), a prova para a primeira série do vestibular seriado será aplicada no dia 6 de dezembro. Apesar de o vestibular ser realizado pela manhã e o Enem, à tarde, haverá um problema com os locais de prova que são os mesmos. A prova do vestibular acaba às 12h, mas a universidade só deve conseguir liberar os locais de prova perto das 13h, quando começa o Enem.

A seleção para o curso de administração da Fundação Getulio Vargas, em São Paulo, também está agendada para o dia 6 de dezembro.

Consórcio

Na segunda (5), o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Reynaldo Fernandes, anunciou que o contrato com o Connasel, consórcio responsável pela aplicação do exame que vazou na semana passada, foi rompido bilateralmente.

O Cespe, da Universidade de Brasília, e a Fundação Cesgranrio, segundo Fernandes, já aceitaram participar conjuntamente da aplicação da prova. Para tanto, deve ser assinado um contrato de emergência, sem licitação.


Ao todo, 68 universidades têm convênio com o MEC para usar os pontos do Enem no processo de seleção. O presidente da Andifes, Alan Barbiero, que representa instituições federais de ensino superior, disse que as universidades podem atrasar em 15 dias o início das aulas. Ele deixou claro, no entanto, que a decisão cabe a cada universidade.

2 de out. de 2009

É SÓ BRASIL EM 2016!


Após muita especulação e ansiedade, o Comitê internacional anunciou oficialmente nesta sexta (02) a sede das Olimpíadas de 2016: RIO DE JANEIRO, BRASIL!

"A hora da América do Sul pesou na decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI). Na opinião dos membros que elegeram o Rio de Janeiro a sede das Olimpíadas de 2016, esse foi o argumento que mais pesou na vitória da candidatura brasileira.


- O Rio ofereceu garantias, mostrou um grande trabalho e teve esse detalhe adicional, e marcante, do momento de um continente que ainda não tinha recebido essa chance - afirma o australiano Kevan Gosper.

A vitória com mais do dobro dos votos da segunda colocada Madri é a prova do quanto os delegados do COI ficaram impressionados com a candidatura carioca", afirma o GloboEsporte.com


Veja o video de candidatura do Brasil





O anúncio oficial pelo presidente do COI Jacques Rogge




O Comitê Olímpico do Brasil comemora a vitória




O Presidente Lula chora durante discurso




No Rio, uma multidão vibra com a vitória.


Clique aqui para ver o discurso do Presidente Lula sobre a conquista.

"Presidente da FIFA diz que ficou arrepiado com o discurso de Lula." Clique aqui!

"Rio transforma sonho olímpico em realidade..." (Veja aqui a matéria completa)

Site oficial dos Jogos Olímpicos do Rio

1 de out. de 2009

CANCELADO O ENEM!


O Brasil surpreendido nesta manhã do dia 1º de outubro, às vesperas da aplicação do ENEM, que a tão esperada prova havia sido cancelada. O ministro da Educação Fernando Haddad, em um pronunciamento em cadeia nacional, comunicou formalmente à população sobre a descoberta do vasamento da prova do Enem que seria aplicada neste fim de semana.

A prova foi roubada por um homem que tentou vendê-la ao Jornal O Estado de São Paulo, que após verificar a veracidade do documento, logo comunicou ao público e às autoridades. "Felizmente, a descoberta do furto se deu antes da utilização da prova, o que nos permitiu adiá-la, sem os transtornos que a sua anulação, após a realização do exame acarretaria", afirmou Haddad.

Uma investigação está sendo montada pela Polícia Federal para saber como e onde a prova vasou. Sengundo Haddad, "o Ministério da Educação já tomou providências no sentido de apurar eventuais responsabilidades criminais relativas ao vazamento, requerendo a abertura de inquérito pela Polícia Federal para punição dos responsáveis."


Assista o plantão Globo na hora em que foi anunciada a descoberta da fraude.



Veja o que disse o Ministro da Educação Fernando Haddad em entrevista




Mais cedo, o ministro afirmou que apenas com a impressão das novas provas que devem ser confeccionadas o estado brasileiro terá um gasto extra de R$30 milhões. O INEP diz que a outra prova está prevista para ser aplicada na primeira quinzena do mês de novembro. Notícia esta que tem trazido irritação e descrédito entre os estudantes que já se planejavam para realizar vestibulares ou outras avaliações de peso. Houve até protestos (clique aqui). A prova que seria aplicada nos dias 3 e 4 de outubro está disponível para os concorrentes.

Para baixar as provas, clique nos links abaixo:

Prova do dia 3 de outubro
Prova do dia 4 de outubro
GABARITO