1 de out. de 2009

CANCELADO O ENEM!


O Brasil surpreendido nesta manhã do dia 1º de outubro, às vesperas da aplicação do ENEM, que a tão esperada prova havia sido cancelada. O ministro da Educação Fernando Haddad, em um pronunciamento em cadeia nacional, comunicou formalmente à população sobre a descoberta do vasamento da prova do Enem que seria aplicada neste fim de semana.

A prova foi roubada por um homem que tentou vendê-la ao Jornal O Estado de São Paulo, que após verificar a veracidade do documento, logo comunicou ao público e às autoridades. "Felizmente, a descoberta do furto se deu antes da utilização da prova, o que nos permitiu adiá-la, sem os transtornos que a sua anulação, após a realização do exame acarretaria", afirmou Haddad.

Uma investigação está sendo montada pela Polícia Federal para saber como e onde a prova vasou. Sengundo Haddad, "o Ministério da Educação já tomou providências no sentido de apurar eventuais responsabilidades criminais relativas ao vazamento, requerendo a abertura de inquérito pela Polícia Federal para punição dos responsáveis."


Assista o plantão Globo na hora em que foi anunciada a descoberta da fraude.



Veja o que disse o Ministro da Educação Fernando Haddad em entrevista




Mais cedo, o ministro afirmou que apenas com a impressão das novas provas que devem ser confeccionadas o estado brasileiro terá um gasto extra de R$30 milhões. O INEP diz que a outra prova está prevista para ser aplicada na primeira quinzena do mês de novembro. Notícia esta que tem trazido irritação e descrédito entre os estudantes que já se planejavam para realizar vestibulares ou outras avaliações de peso. Houve até protestos (clique aqui). A prova que seria aplicada nos dias 3 e 4 de outubro está disponível para os concorrentes.

Para baixar as provas, clique nos links abaixo:

Prova do dia 3 de outubro
Prova do dia 4 de outubro
GABARITO


Nenhum comentário:

Postar um comentário