A UFMG ofertará 6.670 vagas em 76 cursos diferentes. Na primeira etapa do processo seletivo, a instituição selecionará os candidatos por meio da pontuação obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011. A segunda etapa do vestibular será realizada entre 3 e 10 de janeiro de 2012.
Só poderão concorrer ao vestibular da UFMG os candidatos que se inscreveram no Enem. Segundo a pró-reitora de Graduação, Antônia Vitória Aranha, o processo seletivo deste ano apresenta diferenças em relação ao anterior e, por isso, o uso da nota do Enem apenas deste ano será necessário para “equalizar, da melhor forma possível, a situação de todos os candidatos".
Uma das diferenças do processo seletivo de 2012 é a contabilização da nota obtida na redação do Enem na pontuação da segunda etapa e não mais na primeira, como aconteceu no processo seletivo do ano passado. Em 2011, a prova de redação compunha a nota final da primeira etapa e equivalia a 8% do total de 40%. No Vestibular UFMG 2012, os 16 pontos da prova de redação serão contabilizados na segunda etapa, e somados aos 80 das provas específicas.
Outra mudança do processo seletivo é a aplicação de uma nova prova de português – Língua Portuguesa e Literatura Brasileira A – para 44 dos 75 cursos de graduação.
Livros Para os candidatos dos 44 cursos que farão prova Portuguesa e Literatura Brasileira não será exigida a leitura dos livros indicados para o concurso. Os candidatos de outros cursos deverão ler os seguintes livros:
Espumas flutuantes, de Castro Alves;
Dom Casmurro, de Machado de Assis;
Joias de família, de Zulmira Ribeiro Tavares;
Infância; de Graciliano Ramos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário