18 de set. de 2012
Temas atuais que podem cair no Enem e vestibulares
Aqui vai algumas dicas para os alunos de temas que podem cair no Enem quanto no Vestibular para os pré-universitários!
Energia: acidente nuclear no Japão
Energia é assunto cuja presença é garantida nas provas. Os professores aconselham um estudo aprofundado sobre vantagens e desvantagens das diferentes matrizes energéticas do Brasil e dos principais atores globais. O acidente nuclear na usina de Fukushima, no Japão, após o terremoto seguido de tsunami que atingiu a costa nordeste do país, reacendeu a discussão sobre o assunto. Na Europa, a Alemanha fechou metade de suas usinas e pretende aposentar mais nove reatores até 2022. No Brasil, o Plano Nacional de Energia prevê a construção de quatro novas usinas até 2030, além de Angra 1 e 2, que já operam, e Angra 3, que deve ser inaugurada em 2015. Também no capítulo energia, vale lembrar as controversias causadas pela construção da usina de Belo Monte, no Pará. Planejada para ser a terceira maior hidrelétrica do mundo, Belo Monte vem provocando reações de grupos de preservação, que questionam os impactos ambiental e humano.
Meio ambiente: Código Florestal, derramamento de petróleo e Rio+20
É bom preparar-se para questões sobre meio ambiente. O tema é recorrente no Enem e nos vestibulares. No Brasil, ainda tramita no Congresso Nacional o novo Código Florestal, que divide ambientalistas e ruralistas. Para os professores, é uma oportunidade para questionamentos sobre sustentabilidade, utilização de recursos naturais e até mesmo agronegócio. Dois derramamentos de petróleo no litoral brasileiro – o primeiro ocorrido em novembro de 2011 e o segundo anunciado em março de 2012 – também apontam para a discussão de questões ambientais. É importante não perder de vista o Rio+20, conferência que acontece em junho na capital fluminense vinte anos após a Eco92, histórica reunião que colocou o ativismo ambiental definitivamente no debate mundial.
Meio ambiente: catástrofes naturais
Do terremoto no Japão às enchentes que assolam cidades em diversas regiões do Brasilperiodicamente, os desastres naturais devem ser olhados com atenção. Segundo os professores, é preciso diferenciar os acidentes causados pela ação humana – como o episódio da tragédia na região serrana do Rio de Janeiro – daqueles operados pela força da natureza, como o terremoto que devastou parte do Japão. Em relação o primeiro exemplo, conceitos como urbanização, ocupação territorial desordenada e déficit habitacional devem ser estudados pelos candidatos. No segundo, movimentos de placas tectônicas e formação de tempestades tropicais precisam estar na ponta da língua.
Tecnologia: internet
Em 2011, "Viver em rede no século XXI" foi o tema da redação do Enem. A internet, ao que tudo indica, é um assunto que veio para ficar na avaliação federal e é possível que se estenda a outros exames de seleção. A utilização da ferramenta como catalisador de mobilizações sociais, como a Primavera Árabe, pode motivar questões objetivas. Para os professores, no caso do Enem, é importante ter uma visão crítica sobre tecnologia, já que o exame costuma cobrar um posicionamento claro dos candidatos.
Geopolítica: papel do Brasil no cenário internacional
A importância do Brasil enquanto ator global tem crescido nos últimos anos e os desafios que o país enfrenta enquanto potência emergente podem motivar questões nas provas. Desde o governo do ex-presidente Lula, o Brasil busca uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU e os professores sugerem que os candidatos se debrucem sobre o funcionamento dessa importante organização internacional. Em 2012, a economia brasileira se consolidou como sexta maior do mundo e, por isso, é bom estar atento às principais atividades econômicas do país também. A tentativa frustrada de mediação de conflitos internacionais por parte do governo brasileiro também deve ser alvo de atenção
Crise econômica mundial
A indisciplina fiscal e o descontrole das contas públicas em países da zona do euro, em particular na Grécia, arrastaram o bloco para uma crise financeira sem precedentes. Os gregos amargam altos índices de desemprego – mais da metade dos jovens não encontra trabalho. Em seguida, a Itália anunciou oficialmente a recessão de sua economia. Enquanto isso, a dívida pública bate recorde na Espanha. De acordo com os professores, é importante entender os caminhos que levaram o Velho Continente à crise e as consequências do cenário devastador, inclusive para o Brasil. Questões sobre blocos econômicos e a formação e solidificação da União Europeia também podem aparecer em exames deste ano.
Geopolítica: 30 anos da Guerra das Malvinas
As Ilhas Malvinas – Falkland para os britânicos – ficam a cerca de 500 quilômetros do litoral argentino, mas são administradas e ocupadas pela Grã-Bretanha desde 1883. Isso já trouxe tensão entre os dois países, que entraram em guerra em 1982. Derrotada em dois meses de conflito, a Argentina se rendeu e os britânicos seguiram como donos do território, onde hoje vivem hoje cerca de 3.000 pessoas. Recentemente, a presidente argentina, Cristina Kirchner, decidiu reclamar novamente a soberania sobre a ilha, o que reacendeu a tensão internacional. O assunto pode suscitar questões sobre a ditadura argentina ou as antigas colônias britânicas, como a Índia. O governo da premiê Margareth Tatcher, que liderou a vitória da Grã-Bretanha na guerra, também pode aparecer no Enem.
Geopolítica: Primavera Árabe
A onda de protestos que varreu do poder o tunisiano Zine El Abidine Ben Ali e o egípcio Hosni Mubarak alcançou o norte da África e diversos países do Oriente Médio. A agitação em nações como Síria e Líbia pode motivar questões conceituais sobre a região e seus conflitos, assim como a utilização da internet como ferramenta de organização social. Perguntas envolvendo a Guerra Fria e disputas pelo domínio do petróleo também podem aparecer. Para os professores, um aspecto importante das revoltas no mundo islâmico é a participação das mulheres, que lutam para ganhar espaço na região.
Cidadania: eleições municipais
Em outubro, os brasileiros irão às urnas para escolher prefeitos e vereadores. De acordo com os professores, questões sobre o processo eleitoral brasileiro e comparações entre diferentes momentos da história do Brasil podem aparecer nas provas. É importante ter em mente a divisão política e administrativa do país e as atribuições de casa um dos poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.
Temas retirados do site da VEJA.
Alunos do ECDA inscritos no Enem.
Bom,como todos sabem o Enem esta por vir,que será nas datas três e quatro de Novembro. E nós do Blog fizemos uma pesquisa para saber quais alunos do Ensino Médio do ECDA irão fazer o Enem.
Na 1ª série de 28 alunos 9 farão o enem.
Na 2 ª série de 25 alunos farão o enem.
Na 3ª série de 20 alunos 20 farão o enem.
No total de 46 alunos.
Para a 1ª e 2ª série,o ENEM servirá apenas para colocar em prática o conhecimento e saberem como é a avalição.
E para a 3ª série,já é mais importante,pois a nota do Enem serve para a entrada de um aluno em uma faculdade Federal,algo que é um desejo de todos!
Entenda o que é e para que serve o Enem
Exame Nacional do Ensino Médio é obrigatório em diversos vestibulares e pode ajudar em outros. Prova de 2010 ainda não está marcada.
O que é o Enem?
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia conhecimentos obtidos até o término do Ensino Médio. Ele é usado como parte do processo seletivo de centenas de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas.
A nota do Enem é critério fundamental na seleção para as bolsas doProUni (Programa Universidade para Todos). A partir de 2009, ela passou a ser a única forma de se candidatar a 51 IES públicas peloSiSU (Sistema de Seleção Unificada).
Devo fazer Enem para passar no vestibular?
Confira como a faculdade a que você vai se candidatar usa a nota do Enem (essa informação geralmente está nos manuais do candidato). Se a instituição substituiu completamente o vestibularpelo Enem (como as participantes do SiSU) você precisa fazer oEnem obrigatoriamente para se candidatar. Se você quer concorrer a bosas do ProUni, o Enem também é obrigatório.
Além disso, há instituições (como a Universidade Estácio de Sá) que permitem escolher entre fazer o processo seletivo tradicional ou oEnem para se candidatar a uma vaga. Há ainda instituições que trocam apenas a primeira fase pelo Enem (caso da Federal de Pernambuco) e há outras que usam a nota do exame como bônus na nota final do vestibular (como foi a USP até o vestibular 2009).
Como posso me inscrever?
Todas as informações sobre inscrição no exame devem aparecer no site do órgão responsável por ele, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), na época adequada.
Como posso usar a nota de Enems de anos anteriores?
Alguns vestibulares permitem ao candidato informar seu desempenho em mais de uma edição do Enem e costumam usar a pontuação que mais acrescenta na nota final do candidato. Exemplo desse tipo de uso da nota foi a Fuvest de 2008.
Qual a relação do Enem com o ProUni?
Só pode se candidatar ao ProUni quem fez Enem. As bolsas do programa são distribuídas conforme as notas obtidas pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio e estudantes com melhores notas têm mais chances de conseguir a bolsa em sua primeira opção de curso e instituição.
Mas não basta fazer o Enem para se candidatar a uma bolsa doProUni. Além de ter a nota mínima no Enem, para conseguir a bolsa do ProUni o estudante precisa: 1) ter renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos; 2) ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou ter cursado parte ou todo o Ensino Médio em escola privada com bolsa integral. Atenção: quem não satisfaz os critérios de renda e estudo em escola pública pode se candidatar aoProUni se tiver deficiência ou for professor da rede pública de Ensino Básico – em efetivo exercício do magistério, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.
Qual a relação do Enem com o SiSU?
Para se candidatar aos cursos que aderiram ao SiSU, o candidato precisa ter feito Enem. Quem acessou o site do SiSU em 2011 para se inscrever em algum curso teve, antes de mais nada, que informar o número de inscrição e a senha cadastrada no Enem. O SiSUseleciona os candidatos com base nas notas do Enem.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia conhecimentos obtidos até o término do Ensino Médio. Ele é usado como parte do processo seletivo de centenas de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas.
A nota do Enem é critério fundamental na seleção para as bolsas doProUni (Programa Universidade para Todos). A partir de 2009, ela passou a ser a única forma de se candidatar a 51 IES públicas peloSiSU (Sistema de Seleção Unificada).
Devo fazer Enem para passar no vestibular?
Confira como a faculdade a que você vai se candidatar usa a nota do Enem (essa informação geralmente está nos manuais do candidato). Se a instituição substituiu completamente o vestibularpelo Enem (como as participantes do SiSU) você precisa fazer oEnem obrigatoriamente para se candidatar. Se você quer concorrer a bosas do ProUni, o Enem também é obrigatório.
Além disso, há instituições (como a Universidade Estácio de Sá) que permitem escolher entre fazer o processo seletivo tradicional ou oEnem para se candidatar a uma vaga. Há ainda instituições que trocam apenas a primeira fase pelo Enem (caso da Federal de Pernambuco) e há outras que usam a nota do exame como bônus na nota final do vestibular (como foi a USP até o vestibular 2009).
Como posso me inscrever?
Todas as informações sobre inscrição no exame devem aparecer no site do órgão responsável por ele, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), na época adequada.
Como posso usar a nota de Enems de anos anteriores?
Alguns vestibulares permitem ao candidato informar seu desempenho em mais de uma edição do Enem e costumam usar a pontuação que mais acrescenta na nota final do candidato. Exemplo desse tipo de uso da nota foi a Fuvest de 2008.
Qual a relação do Enem com o ProUni?
Só pode se candidatar ao ProUni quem fez Enem. As bolsas do programa são distribuídas conforme as notas obtidas pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio e estudantes com melhores notas têm mais chances de conseguir a bolsa em sua primeira opção de curso e instituição.
Mas não basta fazer o Enem para se candidatar a uma bolsa doProUni. Além de ter a nota mínima no Enem, para conseguir a bolsa do ProUni o estudante precisa: 1) ter renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos; 2) ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou ter cursado parte ou todo o Ensino Médio em escola privada com bolsa integral. Atenção: quem não satisfaz os critérios de renda e estudo em escola pública pode se candidatar aoProUni se tiver deficiência ou for professor da rede pública de Ensino Básico – em efetivo exercício do magistério, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.
Qual a relação do Enem com o SiSU?
Para se candidatar aos cursos que aderiram ao SiSU, o candidato precisa ter feito Enem. Quem acessou o site do SiSU em 2011 para se inscrever em algum curso teve, antes de mais nada, que informar o número de inscrição e a senha cadastrada no Enem. O SiSUseleciona os candidatos com base nas notas do Enem.
13 de set. de 2012
Pré-Enem
Os Alunos do 1ª,2ª e 3ª série do ECDA,foram submetidos a prova do Pré-Enem,onde foram aplicados os conhecimentos dos alunos.
No primeiro dia de prova,teve a duração de quatro horas e meia,no segundo dia apenas a 3ª série do ensino médio executou a prova.
Os alunos Pré-Universittários opinaram que as questões de Ciências Humanas teve um grau de dificuldade maior. O tema da redação não os surpreendeu,no qual o tema sugerido foi Sustentabilidade e Economia verde,onde abordava o projeto Rio+20 entre outros.
Então pode-se concluir que a após o termino da prova, nós alunos do ensino médio do ECDA, observamos que devemos nos preocupar mais, pois o ENEM esta por vir!
5 de set. de 2012
Seminário Temático
O 1º Seminário Temático de 2012 - Viagem no Mundo da
Matemática e suas Tecnologias - pôde ensinar e entreter os alunos e convidados
presentes.
Cada sala apresentou coisas diferentes, como mostra de
mosaicos e formas geométricas e suas origens, matemáticos importantes, jogos de
raciocínio e matemáticos, curiosidades sobre o nosso corpo, entre outros.
Os alunos foram orientados pelos professores e tiveram a
ajuda da 3ª série do Ensino Médio, e todos fizeram o projeto do Seminário, um
sucesso!
O ECDA está preparando novos projetos, fiquem atentos a
novas notícias!
30 de ago. de 2012
Aniversariantes da semana
26/08 - Luís Guilherme Oliveira Saúde –
3ª série E.M
26 / 08 - Victória Bernardino Coelho –
1ª série E.M
27 / 08 - Iago Henrique P. de Menezes -
1ª série E.M
27/08 - Maria Eduarda Cordeiro Reis – 6° ano A
30 / 08 - Lorrayne Gomes Primo –
2ª série E.M
22 de ago. de 2012
Dia 22 de Agosto dia do Folclore
Criação da data
O Congresso Nacional Brasileiro, oficializou em 1965 que todo dia 22 de agosto seria destinado à comemoração do folclore brasileiro. Foi criado assim o Dia do Folclore Nacional. Foi uma forma de valorizar as histórias e personagens do folclore brasileiro. Desta forma, a cultura popular ganhou mais importância no mundo cultural brasileiro e mais uma forma de ser preservada. O dia 22 de agosto é importante também, pois possibilita a passagem da cultura folclórica nacional de geração para geração.
Comemoração
O Dia 22 de agosto é marcado por várias comemorações em todo território nacional. Nas escolas e centrou culturais são realizadas atividades diversas cujo objetivo principal é passar a diante a riqueza cultural de nosso folclore. Os jovens fazem pesquisas, trabalhos e apresentações, destacando os contos folclóricos e seus principais personagens. É o momento de contarmos e ouvirmos as histórias do Saci-Pererê, Mula-sem-cabeça, Curupira, Boto, Boitatá, etc.
Nesta data, também são valorizadas e praticadas as danças, brincadeiras e festas folclóricas.
9 de ago. de 2012
ANIVERSARIANTES DA SEMANA
05/08 - Rute Lauar – professora - 5º ano
06/08 - Ainsley Cardoso - 1ª série
06 /08 - Sara Araújo Pedro - 1ª série
07/08 - Lóide Ferreira – Professora Língua Portuguesa
07/08 - Jane Otoni – professora
08/08 - Ana Paula Batista – funcionária
08 /08 - Gabriel Lamego Silva - 7° ano
11/08 - Letícia A. Leal - 8º ano
06/08 - Ainsley Cardoso - 1ª série
07/08 - Jane Otoni – professora
08/08 - Ana Paula Batista – funcionária
08 /08 - Gabriel Lamego Silva - 7° ano
11/08 - Letícia A. Leal - 8º ano
1 de ago. de 2012
Fim de Férias de Julho
Galera,nossas queridas férias de julho se foram, e as aulas voltaram e junto com elas estão vindo a semana de prova,então vamos nos esforçar,estudar muito,para adquirirmos bons resultados nessa segunda Etapa!
30 de jul. de 2012
WORKSHOP
A 1ª Mostra de Profissões reagiu muito bem! Os alunos dos
cursos mostraram o intuito do WORKSHOP, e trabalharam muito para que saísse
tudo certo.
O público assistiu e conseguiu entender onde os cursos técnicos poderiam
leva-los, com o que poderiam se profissionalizar.
11 de jul. de 2012
Alunos:
12/07 Maria
Eduarda Almeida – 1ª série
11/07 Márcio Telmo Carvalho Costa Santos Filho – 8º ano B
10/07 Michael Douglas Araújo Nunes Couto – 7º ano
10/07 Gabriel Leite Teixeira Abreu – 8º ano B
09/07 Sirlene Botelho – Professora Enfermagem
09/07 Daniel Barbosa – Professor Segurança do Trabalho
13/07 Sandra Guimarães – Professora Religião
A Equipe do Blog deseja os
Parabéns!
10 de jul. de 2012
Alunos do 7º ano no laboratório - estudo do peixe
Os peixes são animais vertebrados
aquáticos que vivem nos rios, oceanos e
lagos. Apareceram em nosso planeta há milhões de anos, muito antes da espécie
humana. Atualmente, existem mais de 28 mil espécies
catalogadas. respiração dos peixes é bem diferente da humana. Eles
respiram fazendo a água passar pela boca e, em seguida, até as guelras
(brânquias), onde o oxigênio é retirado da água.
Os peixes possuem
uma visão de curta distância, embora enxerguem em todas as direções. Não
conseguem ouvir muito bem, porém possuem partes sensíveis no corpo que lhes
permitem perceber o que está ocorrendo nas proximidades. O sangue dos peixes, ao
contrário do nosso, é frio.
O corpo da maioria
dos peixes é coberto por escamas e, para se movimentarem, utilizam as
barbatanas (nadadeiras).
Assim, a professora Juliana Mara de Andrade levaram seus alunos do 7º ano do ensino fundamental para o laboratório para fazer o estudo anatômico destes.
3 de jul. de 2012
Rio+20,uma faca de dois gumes!
Como se observou durante essas semanas, pode observar a mídia, a massa popular mundial, voltada para a conferência em prol do desenvolvimento sustentável, o que se buscou na realização dessa conferência foi a renovação do compromisso com o desenvolvimento sustentável, além disso, a renovação do compromisso com a humanidade, como a erradicação da fome, pobreza. Tudo isso gerou um grande documento oficial, a qual trouxe as propostas que todo o mundo esperava pena que não agradou a todos.
Desse encontro, se observou a participação dos grandes líderes mundiais, e também de vários outros países que não pertencem a esse eixo, tudo isso com o objetivo de discutir os seguintes temas:
- A importância e os processos da Economia Verde;
- Ações para garantir o desenvolvimento sustentável do planeta;
- Maneiras de eliminar a pobreza;
- A governança internacional no campo do desenvolvimento sustentável.
Tudo isso para assegurar um desenvolvimento acelerado de todo o mundo, mas de modo benéfico ao homem e a natureza. Só que, para essa harmonia se precisaria de muito incentivo fiscal dos países ricos, e pelo o que se observou isso faltou,voltando-se a estaca zero.
Os impasses, principalmente entre os interesses dos países desenvolvidos e em desenvolvimento, a acabaram por frustrar as expectativas para o desenvolvimento sustentável do planeta. O documento final apresenta várias intenções e joga para os próximos anos a definição de medidas práticas para garantir a proteção do meio ambiente. Muitos analistas disseram que a crise econômica mundial, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, prejudicou as negociações e tomadas de decisões práticas.
Por Arthur Salomão
Desse encontro, se observou a participação dos grandes líderes mundiais, e também de vários outros países que não pertencem a esse eixo, tudo isso com o objetivo de discutir os seguintes temas:
- A importância e os processos da Economia Verde;
- Ações para garantir o desenvolvimento sustentável do planeta;
- Maneiras de eliminar a pobreza;
- A governança internacional no campo do desenvolvimento sustentável.
Tudo isso para assegurar um desenvolvimento acelerado de todo o mundo, mas de modo benéfico ao homem e a natureza. Só que, para essa harmonia se precisaria de muito incentivo fiscal dos países ricos, e pelo o que se observou isso faltou,voltando-se a estaca zero.
Os impasses, principalmente entre os interesses dos países desenvolvidos e em desenvolvimento, a acabaram por frustrar as expectativas para o desenvolvimento sustentável do planeta. O documento final apresenta várias intenções e joga para os próximos anos a definição de medidas práticas para garantir a proteção do meio ambiente. Muitos analistas disseram que a crise econômica mundial, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, prejudicou as negociações e tomadas de decisões práticas.
Esperou-se vinte anos, para o benefício de poucos.
Por Arthur Salomão
Aniversariantes da Semana
Alunos:
02/07 Amanda Côrtes Saúde - 6º ano A
02/07 Samuel Lago Pinto Santana - 6º ano A
04/07 Matheus Augusto Resende Abreu - 6º ano A
05/07 Gustavo Miranda Bita - 2ª série E.M
05/07 Hiago Almeida dos Santos - 7° ano
07/07 Esdras Henrique Bezerra de Almeida - 9° ano
01/07 Ludmila Moreira, secretária
06/07 Maria Geralda, professora 2º ano
09/07 Daniel Barbosa, professor Segurança do Trabalho
09/07 Sirlene Botelho, professora Enfermagem
A Equipe do Blog deseja os Parabéns!
A Rede de ensino Promove, permitiu que os alunos do ensino médio fizessem uma prova para avaliar o conhecimento destes. A prova recebe o nome de Pré-Enem contendo uma etapa para a 1ª série e 2ª série, e duas etapas para a 3ª série do ensino médio, mais redação.
O Objetivo da prova vai além de aplicar seus conhecimentos, serve como experiência, aprendizado adquirido, tanto com os erros quanto com os acertos. Driblando o nervosismo, treinando o tempo, servindo para aprimorar a cada vestibular que fazerão.
Cabe a cada aluno levar a sério essas provas, pois isso contribuirá para sua própria formação.
O Objetivo da prova vai além de aplicar seus conhecimentos, serve como experiência, aprendizado adquirido, tanto com os erros quanto com os acertos. Driblando o nervosismo, treinando o tempo, servindo para aprimorar a cada vestibular que fazerão.
26 de jun. de 2012
Aniversários da semana:
25/06 - Elismária Lima, professora
26/06 - Ariane Gomes de Oliveira, 2ª série do E.M.
29/06 - João Pedro Nascimento Portela, 6º ano B
26/06 - Ariane Gomes de Oliveira, 2ª série do E.M.
29/06 - João Pedro Nascimento Portela, 6º ano B
A Equipe do Blog deseja os Parabéns!
12 de jun. de 2012
Dia dos Namorados,12 de Junho.
O dia dos namorados é uma data especial.
O importante da data é comemorar com muito romantismo
Seu surgimento foi em homenagem aos deuses Juno e Lupercus, conhecidos como os protetores dos casais. No dia 15 de fevereiro, faziam uma festa a estes, agradecendo a fertilidade da terra, os rapazes colocavam nomes de moças em papeizinhos para serem sorteados. O papel retirado seria o nome de sua esposa.
Como muitos casais apaixonados eram impedidos por suas famílias de casarem-se, um padre de nome Valentino passou a realizar matrimônios às escondidas, quando os casais fugiam, para que não ficassem sem receber as bênçãos de Deus.
Com isso, o dia 14 de fevereiro passou a ser considerado o dia de São Valentin (Valentine’s Day), em homenagem ao padre, sendo comemorado nos Estados Unidos e na Europa como o dia dos namorados.
A divulgação da data no Brasil foi feita pelo empresário João Dória, que havia chegado do exterior. Representantes do comércio acharam uma ótima ideia para aquecer as vendas e escolheram o dia 12 de junho para ser o dia dos namorados em nosso país. A data foi escolhida às vésperas do dia de santo Antônio, o santo casamenteiro.
As pessoas apaixonadas costumam presentear seus namorados ou cônjuges, a fim de mostrar todo o amor que sentem.
Nessa data, os casais saem para trocar presentes e comemorar, com um jantar romântico, a paixão que sentem um pelo outro, a afetividade e o amor, como forma de agradecer o companheirismo e a dedicação entre ambos.
Mas existem várias formas de comemorar o dia dos namorados. Mandar flores, cestas de café da manhã, uma cesta de happy hour para degustarem juntos, mensagens por telefone, serenatas, fazer uma pequena viagem, passar um dia em uma casa de relaxamento (SPA), dentre outras.
O importante é usar a criatividade e o romantismo!
5 de jun. de 2012
Dia Internacional do Meio Ambiente!
Preservar
o meio ambiente é uma das melhores atitudes que o ser humano pode
ter para ajudar na conquista de um mundo melhor. O dia
mundial do meio ambiente é
uma data excelente para reforçar ainda mais esse pensamento.
No
ano de 1972, entre os dias 5 e 12 de junho, aconteceu em Estocolmo,
na Suécia, uma conferência na qual foram assinados documentos que
obrigavam os governos a adotar medidas que ajudassem na diminuição
dos impactos ambientais, como poluição do ar, águas e
solo. Nessa Conferência das Nações Unidas o dia 5 de junho foi
declarado como dia mundial do meio ambiente.
Trabalho de Biologia,realizado pela professora Juliana Andrade,na 3ª série do ensino médio,no laboratório do ECDA.
Foram feitas experiências sobre o processo
da Osmose.
A osmose é o nome dado ao
movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos, separados por uma membrana semipermeável. É um processo físico-químico importante na sobrevivência das células. E é a passagem da água do lugar que tem menos (hipotônico)
para o lugar que tem mais (hipertônico).
30 de mai. de 2012
Enem 2012, foi dada a largada.
Está aberta as inscrições, para um dos maiores desafios da vida de nós estudantes. Foi dada a largada, segue ai o cronograma!
Equipe do Blog ECDA.
4 de mai. de 2012
19 de abr. de 2012
Enquete
Aceitamos sugestões dos alunos para a manuntenção do nosso blog!
ECDA NEWS Sobe Nova Direção!
3° Ano 2012!
Arthur Salomão,
Arthur Oliveira,
Júlia Caires,
Karen Pessim,
Lorena Ferraz,
Raquel Bastos.
Assinar:
Postagens (Atom)