3 de jul. de 2012

Rio+20,uma faca de dois gumes!

Como se observou durante essas semanas, pode observar a mídia, a massa popular mundial, voltada para a conferência em prol do desenvolvimento sustentável, o que se buscou na realização dessa conferência foi a renovação do compromisso com o desenvolvimento sustentável, além disso, a renovação do compromisso com a humanidade, como a erradicação da fome, pobreza. Tudo isso gerou um grande documento oficial, a qual trouxe as propostas que todo o mundo esperava pena que não agradou a todos.
Desse encontro, se observou a participação dos grandes líderes mundiais, e também de vários outros países que não pertencem a esse eixo, tudo isso com o objetivo de discutir os seguintes temas:

- A importância e os processos da Economia Verde;

- Ações para garantir o desenvolvimento sustentável do planeta;

- Maneiras de eliminar a pobreza;

- A governança internacional no campo do desenvolvimento sustentável.

Tudo isso para assegurar um desenvolvimento acelerado de todo o mundo, mas de modo benéfico ao homem e a natureza. Só que, para essa harmonia se precisaria de muito incentivo fiscal dos países ricos, e pelo o que se observou isso faltou,voltando-se a estaca zero.

Os impasses, principalmente entre os interesses dos países desenvolvidos e em desenvolvimento, a acabaram por frustrar as expectativas para o desenvolvimento sustentável do planeta. O documento final apresenta várias intenções e joga para os próximos anos a definição de medidas práticas para garantir a proteção do meio ambiente. Muitos analistas disseram que a crise econômica mundial, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, prejudicou as negociações e tomadas de decisões práticas.

Esperou-se vinte anos, para o benefício de poucos.


Por Arthur Salomão

Nenhum comentário:

Postar um comentário