18 de jul. de 2013

Alunos do Ensino Médio se preparam para o Enem


  Nos dias 17 e 18 de julho, os alunos do Ensino Médio do ECDA fizeram o Pré-Enem, uma ferramenta importantíssima para aqueles que querem se sair bem no Enem, uma vez que este exige bastante treino dos estudantes. A prova cobrou as mesmas áreas que o Exame Nacional do Ensino Médio:
  •  Linguagens, códigos e suas tecnologias;
  •  Ciências Humanas e suas tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias

Os alunos da 1ª e 2ª séries realizaram a prova em um único dia (17), respondendo a 65 questões objetivas e redigindo uma redação a respeito dos seguintes temas: Lixo urbano e Crimes na Faculdade, respectivamente.
  Já os alunos da 3ª série, fizeram a prova nos dias 17 e 18. No primeiro, foram cobradas 90 questões objetivas divididas entre Ciências Humanas e Ciências da Natureza. No segundo, os alunos tiveram que responder a mais 90 questões de Matemática e Linguagens e códigos, e ainda escreverem uma redação dissertativo-argumentativa falando sobre a Redução da maioridade penal.
  O índice de frequência das turmas foi bom e a prova foi realizada com sucesso. 



10 de jul. de 2013

Foi uma gostosura só a tarde do 1° seminário dos alunos do vespertino!!

Tio Léo comeu tudo! Tias e direção estão de parabéns!!
Vi provei e amei! E todo esse esmero e amor foram para mostrar e ensinar como ter uma alimentação saudável é importante e pode ser uma delícia.
Conversamos com muita gente bacana, tiramos umas fotos, e o resultado está aí, espero que gostem:




Isabela Galvão, supervisora do período vespertino.

-Qual é a sua opinião sobre o papel da escola na educação alimentar dos alunos?

"A escola tem esse papel importante por que de maneira geral participa da formação do aluno. Então essa parte da questão alimentar é muito importante principalmente que nós através dos estudos que tem feito temos notado que o comportamento da criança é devido às vezes a muitos certos tipos de alimento, por exemplo, a gestão de muitos doces, açúcares, as gorduras e isso são importantes. Então a criança desde cedo tem que ser motivada a comer bem e que o comer para eles não seja uma coisa sem ter prazer, seja prazeroso. Então eles têm que comer pelo simples fato da comida uma verdura, uma fruta, pelo simples fato da fruta chamar a atenção deles. Então é esse o objetivo da gente, que as crianças desde pequenas saibam que comer saudável é comer prazeroso. Você pode comer uma verdura de uma forma nutritiva e saborosa sorrindo, sem fazer careta. Então eu acho que o papel da escola é isso, é a gente desmistificar que a verdura não tem gosto, que certos alimentos são ruins. Então foi isso que a gente quis, o objetivo do projeto é esse. Estamos trabalhando com ele desde o início do ano. Começamos mudando a alimentação da cantina e fomos para os hábitos alimentares das lancheiras trazidas de casa, para que os pais fossem colocando uma merenda mais saudável para os filhos, conseguimos tirar os chips em muitas salas, a questão do refrigerante ser uma vez por semana e não todos os dias como eles iam trazendo, então eu acho que conseguimos plantar pelo menos uma sementinha desse hábito saudável neles."



A aula de português mal havia acabado e já se via os mini chefes correndo por ai e exibindo seus aventais ainda limpos.
Quando a gente saiu, meu Deus! Só entrava e saia gente. Mãe, pai, vó, tio, todos foram conferir.
A primeira sala a ser visitada foi a da tia Jane do 1° período. Lá eles explicaram sobre a importância das frutas na alimentação. Difícil mesmo foi prestar atenção com aquela mesa linda à luz do sol... Quer dizer, conversando com a Jane vimos à mudança na vida dos alunos com o início desse projeto, segue ai a nossa entrevista:
_














Tia Mara estava ocupada com alguns pais, então demos um pulinho lá na tia Leila do 2°ano.
Mais uma vez sala cheia, povo arrumado. Chegamos na hora da apresentação dos pequenos. Que gracinha!
Com a temática dos lanches saudáveis e nutritivos, eles ensinaram novas formas de se fazer um lanche inteiramente saudável. Saiu suco nutritivo, sanduíche divertido, tudo muito criativo!

Tia Leila, professora do 2º ano de Ensino Fundamental

"Eu vejo que há uma carência até dessa boa alimentação. Então é por isso que esse projeto é introduzido na sala, para estar mudando essa questão da boa alimentação, da alimentação saudável. Por que tem muita coisa que a gente não vê que é nutritiva e dá valor para aquelas  que possuem muitos componentes químicos. E vemos que o natural, o saudável é muito mais interessantes, para saúde, desenvolvimento, crescimento e tudo mais."

"Essa sala, por exemplo, todo ano tem esse projeto e eu vejo uma mudança grandiosa depois do desenvolvimento do projeto. A alimentação vem bem melhor. Eles investem mais em frutas até, na hora do lanche!"











A sala do 1° ano era logo ao lado. Ao chegarmos, porém encontramos a verdurolândia! Que lindeza! Ninguém desgrudou os olhos da tia Fabrícia.




O 3° ano da Tia Suellen com a proposta bem interativa de brincar de supermercado, mostrou a importância de se ler a validade e avaliar a qualidade dos alimentos.




A pirâmide alimentar era a coisa mais linda! O pessoal do 5° ano arrasou, parabéns tia Ruth Lauar! A explicação sobre os nutrientes, vitaminas e proteínas de cada alimento foi muito interessante, amamos o jogo da pirâmide!




Infelizmente chegamos um pouco tarde e o 4° ano já estava na comilança com os pais. Contudo a professora Gisele cedeu sua atenção; o tema dessa sala foi o reaproveitamento de alimentos.

Depois de tirarmos umas fotos corremos, pois quase nos esquecemos do 2° período. Pode não. Tia Mara atendeu a gente, tirou umas fotos e ofereceu uma lembrancinha, coisa bem fina.




O seminário foi incrível, delicioso e educativo. Parabéns ECDA , supervisão e professores por mais esse evento!!

1º Seminário Temático 2013 -Crimes Virtuais-

  “Alguns qualificam o espaço cibernético como um novo mundo, um mundo virtual, mas não podemos nos equivocar. Não há dois mundos diferentes, um real e outro virtual, mas apenas um, no qual se devem aplicar e respeitar os mesmos valores de liberdade e dignidade da pessoa”.
  Foi com base nesse pensamento de Jacques Chirac, que o Educandário Carlos Drummond de Andrade realizou, no dia 06 de julho de 2013, o primeiro seminário deste ano, que ocorreu no auditório da UNEC-FANAN (Stella Matutina), e consistiu numa palestra dirigida pelo Capitão da Polícia Militar Sr. Leonardo Martins Marques, que abordava o seguinte tema: Crimes virtuais. A escolha dessa temática foi julgada importante pela escola, visto que esse tem sido assunto polêmico no século em que vivemos, e ainda envolvente por suas inúmeras e lastimáveis consequências.
  Diferentemente do que muitos pensam, o mundo virtual tem uma enorme abrangência, e não se limita apenas à tela de computador, em que com um único clique você está definitivamente isolado e “imune” às más ações frequentemente desenvolvidas por meio deste recurso. E o perigo está aí. A exposição de dados e informações pessoais na internet e o seu mau uso acarretam situações piores que, muitas vezes, não têm mais volta.
  Atualmente, o simples armazenamento de conteúdos impróprios é considerado crime, e a invasão de qualquer dispositivo informático já é vista de outra forma, baseado na Lei Carolina Dieckman. Os principais crimes virtuais cometidos são: Pedofilia, calúnia e difamação (cyberbullying), apologia/incitação ao crime, furto (identificações), estelionato, entre outros. A legislação brasileira se contrapõe, então, aos avanços tecnológicos.
  O Capitão Leonardo, por sua vez, não se prendeu à ordem jurídica, e de uma forma dinâmica procurou estabelecer seu discurso. O palestrante ainda fez uma sátira, comparando as mídias sociais com o processo de evolução dos dinossauros. A rapidez que rege o mundo virtual e determina a cada minuto um novo modelo ou padrão de uso da internet é bastante significativa, sendo que, muitas vezes, tal uso é delimitado não por leis, mas por princípios éticos que se sustentam na educação de cada um.
  Em virtude disso, foi considerada viável a apresentação de algumas medidas preventivas, referentes tanto aos alunos quanto aos pais. Cabe a estes conhecer as pessoas com quem os filhos se relacionam, evitar acomodar o computador em áreas isoladas da casa, ensiná-los a serem discretos, enfim, estabelecer regras e limites para uma navegação segura.
  Acabada a palestra, realizamos uma pesquisa de opinião com alguns pais, e eles mostraram-se satisfeitos, enfatizando a importância da preocupação da escola em abordar essa questão, uma vez que muitos deles não tinham acesso a todas as informações.
  Reconhecendo ainda tamanha influência que as mídias ou redes sociais exercem sobre os jovens, os pais consideraram indispensável o acompanhamento das tarefas executadas pelos filhos no computador, para que, dessa forma, possam evitar que muitas dessas perigosas situações aconteçam.
  Contudo, ao perguntarmos aos pais se eles achavam que seus filhos já estavam prontos para desviar de tais manobras, obtemos respostas diferenciadas. Para uns, sim, pois muita coisa do que foi falado já se fazia em casa. Para outros não, conferindo ao seminário tão grande importância justamente por isso.
  Sobre a introdução cada vez mais precoce das crianças no mundo virtual, o palestrante considerou algo impossível de dominar. Infelizmente, os gestores dessas redes não podem determinar os perfis construídos pelas pessoas, que facilmente mentem, inserindo-se nesse espaço.
  Em suma, a ideia de falar um pouco sobre crimes virtuais é sempre muito interessante e o encontro representou apenas um momento esclarecedor. Diante de tudo isto, espera-se a gora a aplicabilidade, que dependerá do desenvolvimento de cada um em relação a como se proteger dessas situações, já que todos os dias encontraremos pessoas promovendo novas formas de crime e fraudes na internet.
  “Quem ainda quiser correr o risco, insistir no erro, errará consciente”, concluiu uma mãe. É necessária, então, uma mudança de comportamento a partir desse momento, só assim será possível garantir uma navegação segura. E lembrem-se: a agressão é virtual, mas o estrago é sempre real.

Por Helder Azevedo de Araújo
3ª série E.M
 




5 de jul. de 2013

1° Seminário Temático do turno vespertino 2013


No dia 05/07/13 ocorrerá o 1° Seminário 2013 com a temática ¨Tarde saborosa e nutritiva¨ do turno vespertino, no Educandário Carlos Drummond de Andrade das 15:30 as 17:00, com o objetivo de incentivar uma alimentação saudável.
Nós da equipe do blog convidamos você para participar e saborear esse evento de perto!!
Contamos com a sua presença! 



4 de jul. de 2013

Alunos da 2ª série E.M. realizam cromatografia em laboratório.

      No dia 2 de junho de 2013, os alunos da 2ª série E.M. do Educandário Carlos Drummond de Andrade junto a professora de biologia Juliana Mara, separaram e identificaram alguns pigmentos dos cloroplastos, por meio da técnica de cromatografia em papel, uma técnica extremamente simples. No caso, ela consiste no uso de tiras de papel-filtro como suporte de uma fase aquosa, no qual uma fase móvel orgânica se dirige para o ápice. A equipe Blog-ECDA acompanhou de perto essa interessantíssima experiência.
 
Alunos da 2ª série realizando a cromatografia.
Felipe Louzi contente com o sucesso da experiência.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Materiais: acetona, areia, algodão, funil, folha, béquer, almofariz, peneira e papel.

Procedimentos: - Cortar a folha em pequenos pedaços.

                         - Misturar/amassar com um pouco de areia e acetona no almofariz.

                         - Colocar o algodão no fundo do funil e peneirar ou despejar a solução no béquer.


                         - Logo após, colocar o papel de forma vertical no béquer.

Após a realização do procedimento foi possível observar vários tipos de clorofila (A, B, C e D) que apresentam pequenas variações químicas estruturais, sendo predominantes nas plantas as clorofilas A (verde azulada) e B (verde amarelada):
 

Os alunos concluíram o trabalho com êxito e aparentaram enorme satisfação com o próprio sucesso, assim como a professora Juliana.

1° Seminário de 2013

Caros blogueiros,

O Educandário Carlos Drummond de Andrade estará realizando no dia 06/07/13 o 1° Seminário de 2013 com a temática “CRIMES VIRTUAIS”.

A internet está explodindo como a mídia mais promissora, mais aberta, descentralizada e por isso mesmo, ameaçadora. É importante termos conhecimento das vantagens e desvantagens do seu uso, bem como sua influência na nossa vida.

As redes sociais atraem alunos e jovens com muita facilidade. Eles gostam de navegar, de descobrir novos endereços, de divulgar suas descobertas, de comunicar-se com outras pessoas.

Sabemos que é possível se perderem entre tantas conexões, tendo dificuldades em escolher o que é mais significativo.

Julgamos portanto, de grande importância a sua presença, neste seminário, onde receberão informações práticas e legais quanto ao estimulante processo da Comunicação Virtual.



Palestrante: Sr. Leonardo Martins Marques – Capitão da Polícia Militar.



3 de jul. de 2013

Vitória da 2ª série!!!

      Bom, como muitos já sabem, no dia 28 de junho foi realizado um torneio de vôlei entre as séries do Ensino Médio com a participação do 9º ano do Ensino Fundamental.
      O torneio teve início às 15:30 hr, e 9º ano e 2ª série disputavam, então, o primeiro jogo, abrindo uma série de partidas que aconteceriam em seguida. Logo depois, confrontaram-se a 1ª e 3ª séries, que teve esta como vencedora.
     Já derrotados, o 9º ano e a 1ª série jogaram para decidir quem levaria o (suposto) bronze, elegendo, assim,  a 1ª série como 3ª colocada. E a tão esperada disputa final aconteceu. Após dois sets de bastante sufoco que levavam 2ª e 3ª séries ao empate, o tie-break, que contou com apenas dez pontos para fazer uma das turmas vitoriosa, decidiu o ganhador.
     Ao final, o juiz, nosso querido professor de Ed. Física Leonardo, declarou a 2ª série como a grande campeã do torneio. Nossos parabéns!!!